segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

Uma ode ao amadurecimento

Esqueceram de mim é muito mais do que um filme de Natal, mas um filme que mostra como crescer em situações adversas pode ser difícil.


Por Fernando Jácomo,

Feriado prolongado de Natal é algo que todos sabemos bem como é. As famílias se reunem, trocam presentes e comem bastante. Existem aquelas que gostam de viajar e aproveitar o feriadão para curtir uma praia ou mesmo o ar puro do interior.

Tal qual 2018, em 1990 a população do planeta Terra que celebra o Natal teria uma ponte de feriado igual. Com o dia 25/12 caindo em uma terça, todos poderiam celebrar a noite de Natal a partir da Sexta-Feira dia 21. Nesse mesmo dia, estreava nos cinemas o filme "Esqueceram de mim", que não somente eternizaria Macaulay Culkin no papel de Kevin McCallister com traria uma fábula de Natal digna a embalar as "Sessões da Tarde" de todos.

Em 1990, Kevin, com seus 10 anos de idade, morava com sua família em Chicago. Uma cidade que nesse período fica embaixo de neve. Torcedor do Chicago Bulls, Kevin tem medo do sistema de aquecimento da casa no porão, ao lado da máquina de lavar. Toda vez que descia ali, precisava encarar a fornalha, que se esquentava, batia os "dentes" com fúria e gritava: "Kevin, Kevin!".

Em uma confusão sem tamanho, Kevin é esquecido dormindo em casa. Sua família, planejara uma viagem para Paris e em meio ao caos dos aeroportos da época, desorganização familiares e "muita confusão" esqueceu-se do menino. Horas depois, Kevin se vê desperto e sozinho. A priori vem a empolgação: ele estava de saco cheio de sua família enchendo o saco e controlando-o. Ao perceber o real problema de sua situação, ele imediatamente procura por refúgio embaixo da cama. O controle que tanto reclamara, era a sua proteção contra a solidão e contra o mundo. Somente horas depois percebe que precisaria sair daquela situação para sobreviver.

O primeiro evento freudiano ocorre quando o menino precisa "matar" o próprio irmão, escalando uma prateleira para alcançar uma caixa com dinheiro. Ali, o ambiente era hostil, vigiado por uma caranguejeira em um aquário e cercado de imposições feitas à ele pelo irmão mais velho. Como em um ato libertador, a prateleira se quebra. Repare num pequeno detalhe: o aracnídeo também escapa e, sem representar ameaças ao protagonista, se livra de seu principal controle passando a vagar pela casa e agindo por instinto.
"Papai Noel não leva presentes no cemitério
Mas Kevin ainda teria surpresas. Quando efetivamente decide sair de casa gritando: "Eu não tenho medo!" - percebe que tem problemas mal resolvidos com estranhos. O choque é tamanho que faz Kevin roubar uma escova de dentes e fugir da polícia por ter cruzado o caminho com um estranho. O garoto lamúria: "Eu sou um ladrão". Talvez essa tenha sido sua primeira decepção pessoal na vida.

Porém até então, os problemas de Kevin eram etéreos e triviais. Qual o problema de ficar sozinho em casa? Qual o risco? Por isso entram em cena os bandidos interpretados por Joe Pesci e Daniel Stern. Não se engane pela caricatura: os ladrões são adultos e têm requintes psicopáticos em pequenas frases - "Papai Noel não leva presentes no cemitério"

Aos poucos a ameaça se torna real e Kevin percebe que é seguido e que há uma ameaça contra sua vida. O perigo era tão palpável que nem a fornalha o assusta mais: "Cale a Boca!"
Eles (os bandidos) ameaçam Kevin com possibilidades que não cabem em um mundo infantil: a morte.
O descaso policial no final do primeiro ato, o frio, o isolamento e a ameaça fariam qualquer um de nós fugir. Mas Kevin fez o oposto: decidiu lutar - "Essa é minha casa!"

Esqueceram de Mim é muito mais do que um filme de Natal ou comédia. É uma ode ao amadurecimento. Enquanto os ladrões notam seus planos serem frustrados a cada tentativa, eles ameaçam Kevin com possibilidades que não cabem em um mundo infantil: a morte.


A magia do Natal e caricaturas maquiam uma cruel lição sobre o amadurecimento: não havia possibilidade de erros. Kevin precisou passar por obstáculos intensos incluindo o próprio preconceito e achar medidas que pudesse sobreviver uma noite.

(...) a noite de Natal de Kevin é um reflexo da vida do ator (Culkin), em escalas diferentes

Recentemente o ator refez algumas cenas do filme. Com seus 38 anos de idade, Culkin teve uma vida complicada: fama, fracasso, drogas e (um questionável) rock'n roll, o artista passou por situações bem controversas. Revê-lo repetindo os feitos, mostra o quanto a noite de Natal de Kevin é um reflexo da vida do ator, em escalas diferentes.

Culkin está longe de ser um exemplo de sucesso ou qualidade artística, mas Kevin também não saiu a salvo da sua primeira noite mesmo no aconchego da mãe. Todos nós sabemos que nenhum adulto está a salvo dos riscos da vida e ele tinha dado o primeiro passo para se tornar um.



Não sei se amadurecemos tanto, mas a gente tenta. Confira nossos canais! 
Confira os nossos últimos vídeos e inscreva-se



PAPO PLAY
Cultura Pop, Gameplays, Eventos e Atualidades

Unboxing de Street Fighter 2... com cerveja
Hora de degustar uma cerveja enquanto fazemos o unboxing da edição limitada de Street Fighter 2 para Super Nintendo. A Capcom e a Dama Bier não patrocinaram a gente .... mas aceitamos o patrocínio.


TRÊS prólogos ruins em bons games
Por sorte, os games dessa lista são muito bons.



Nomes brasileiros para Personagens em Overwatch
Quando você descobre que Brigitte se pronuncia como "Briguiti" ou "Briguita" você percebe que é necessário dar nomes brasileiros aos personagens de Overwatch. Confira a nossa lista de nomes e nos responda: com quais nomes brasileiros você costuma chamar seus heróis em Overwatch?


#Gameplays - Esconde Esconde em Overwatch - Papo Play Retrô
O ano ainda é 2017. Symmetra tinha seu TP,  Mercy ainda era God e Torb tinha um núcleo fundido diferente. Porém as jogatinas com a galera nunca mudaram. Confira o Papo Play retrô de #Overwatch.


#Gameplays - No Man's Sky (parte 3)  - O mercado negro de Pedras
Depois de um tempinho, chegou a hora de mais um gameplay dede No Man's Sky. Agora o negócio é achar grana para poder viajar pelo espaço e a melhor forma foi vendendo pedra.


NA ESTRADA
Viagem e Inspiração. Redescobrindo o Brasil e o Mundo através lentes de dois nerds aventureiros.

Dica Importante para quem for iniciar o caminho
E chegamos no Final da Segunda Temporada do Perdi Meus Óculos: Na Estrada. Depois de explorarmos o Caminho de Santiago espanhol e todos os seus aprendizados, chegou a hora de darmos um último conselho para quem for fazer o caminho.


As Cartas de Santiago
Durante toda essa temporada, cada dia de nossa caminha foi acompanhada com a abertura de uma carta dos desafios de Santiago. Conheça um pouco sobre elas.


Histórias por trás das câmeras
Continuando nosso balanço do caminho, vamos contar histórias não gravadas. Vamos compartilhar momentos em que ficamos perdidos, enfrentamos nossos preconceitos e muitos outros momentos.





Coisas que você não viu
E hoje no nosso balanço do Caminho de Santiago, você poderá conferir coisas que você não viu na última temporada. 



O Bom Peregrino vs o Mau Peregrino
Depois de andarmos por dias no caminho, percebemos alguns comportamentos nos demais peregrinos. Confira eles aqui. #Espanha #CaminhoDeSantiago



Por que cantamos tanto no Caminho?
Será que existe um motivo para os peregrinos soltarem a voz e cantar? Assista em mais um capítulo nosso do balanço do caminho.


QUATRO coisas que nos incomodaram no Caminho de Santiago
Chegou a hora de fazermos o tradicional balanço de viagem analisando alguns pontos do Caminho de Santiago. Hoje vamos falar QUATRO coisas que nos incomodaram durante todo o caminho.


Sobre os Canais 
Fernando Jácomo e Leandro Cotrim embarcam em aventuras no mundo real e virtual: esse é o mundo nas lentes dos nerds!

Papo Play do Perdi Meus Óculos - O Papo Play é uma proposta onde falamos sem papas na língua sobre Cultura Pop. O objetivo é mais do que entreter, mas mostrar formas onde a galera pode se divertir com os temas. Desde eventos até jogatinas online, bebemos, discutimos e falamos sobre diversos produtos da cultura Pop.

Perdi Meus Óculos Na Estrada - Publicado semanalmente (todo domingo) durante o ano de 2018 no canal Perdi Meus Óculos: Na Estrada, a série Entre a Cruz, a Concha e a Espada é a segunda temporada de uma produção independente que acompanha dois peregrinos na rota francesa do Caminho de Santiago. Iniciada na cidade de Burgos até Santiago de Compostela, Fernando Jácomo e Leandro Cotrim têm a missão de cumprir tarefas de reflexão diariamente e percorrer uma distância que os testará psicologicamente, espiritualmente e fisicamente.

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Total de visualizações

Vendas de Consoles no Mundo

Marcadores

13 reasons why 3% 99 vidas a torre negra action figures activision adventure Time Agatha Christie america's Got Talent animações Animais Fantasticos anos 80 apple aquaman arlequina artes artes marciais artigo assassins creed astronomia atari avatar avesderapina bastidores batman bebe e jogo bebidas bethesda beyond good and evil bgs bienal black Mirror Blade runner bleach blizzard board games borderlands brazil games bruxas bungie call of duty caminho De Santiago De Compostela cannes capcom Cara Gente Branca carl sagan carmem sandiego carnaval castlevania causas sociais cavaleiros do zodiaco Caverna do Dragao chaves china ciencia cinema cinema nacional civilization comidas contra copa do mundo coringa corrida cosplay counter strike Criticas críticas-Filmes curiosidades dança Dark Darksiders DC deadpool death note Death Stranding defensores destiny DesventurasEntreACruzEAConcha detona Ralph dicas disney doctor who documentario donkey kong Doug Douglas Adams dragon ball e3 ea sports egito entre A Cruz E A Concha entre cuba e mexico entrevista Episodios esportes esports estilo; comidas faceDance far cry fatal fury feiras e eventos feminismo ficção cientifica fifa fighting game filmes de terror final fantasy final fight fortinite fortnite fox FreeGames frozen funko futebol galeria galerias de fotos game of thrones gameplay games brasileiros games-retro Gaming gatos globo god of war godzilla guardioes da galaxia guia haka harry Potter hasbro hbo hello kitty Hercule Poirot hideo kojima hiking Historia Historias-Nerds horizon zero dawn house of cards india indie games infamous infográficos injustice Institucional internet invocacao do mal It james bond janelas urbanas Jaspion jouney jurassic park justiceiro k-pop kill bill king of fighters kingdom hearts kojima konami la casa de las flores la casa de papel lady gaga lanterna verde last of us lego lgbt liga da justiça livros lucky luke mad max makingOff manga mario marketing marvel Marvel Versus Capcom master system matrix mega drive megaman memes merlí metal gear Michael Jackson microsoft missao impossivel mitologia grega mobile games monster hunter monty python mortal kombat museus musica Na Estrada namco naruto nas telas neon genesis evangelion netflix news ni no kuni nights nintendo no mans sky nova zelandia nyc o rei leao oito mulheres e um segredo one piece onze homens e um segredo oscar overwatch pacman panini papo play parques PCGames peanuts pixar planeta dos macacos plants versus zombies play playmobil playstation pokemon pokémon pokmon politica e sociedade portas dos fundos power rangers princesas quadrinhos queen Quem somos quentin Tarantino realidade virtual reality show Red Dead Redemption 2 religiao resident evil residente Rick & Morty rock rockstar RPG sailor moon samurai samurai shodown San Diego Comic-Con sao paulo saude Sci Fi Sega senhor dos aneis sense8 seriados shazam shows silent hill silvio santos simpsons slender man Smash Bros snk snoopy sonic sony Space Opera speedrun spider man square star trek star wars stardew valley steam steampunk stephen king Stranger Things street fighter streets of rage super sentai superman tales from borderlands tbt teatro tecnologia TecToy tekken telefonia televisao telltale The Big Bang Theory the last of us the walking dead The witcher this is america Tintim Tomb Raider TOP5 trailer transformers trophy X-ray turma da monica tv twitter ubisoft umbrella academy uncharted universal viagem Viagens videogames live videos vingadores warcraft World War Z xbox xmen you tube yu yu hakusho Zelda zumbis

Blog Archive