sábado, 7 de setembro de 2019

Artigo :: A Cruzada das Crianças contra a censura

Entenda porque a proibição é ilegal e tem razões eleitoreiras.

Fonte: Thiago Lacerda (via Brasil 247)
Vamos sair do campo das aspirações políticas e vamos ser mais positivistas na análise recente do caso da censura na Bienal do Rio de Janeiro: afinal, está correto o recolhimento do material? Quais as possíveis razões da proibição?

Fatos - E começamos mais uma Bienal no Rio de Janeiro onde diversos livros, HQs, revistas e materiais do mundo editorial são disponibilizados para crianças, adultos e adolescentes.

Durante o evento, o então prefeito do Rio de Janeiro, bispo Marcelo Crivella (REP) acionou a prefeitura para recolher materiais considerados impróprios, em especial, aqueles que possuíam temática LGBT+. A proibição foi repreendida, porém liberada um dia depois. fonte

No twitter, o prefeito então disse que o seu objetivo era proteger a família, baseada nos princípios da ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) - fonte - , em especial o Art. 78 que diz: "As revistas e publicações contendo material impróprio ou inadequado a crianças e adolescentes deverão ser comercializadas em embalagem lacrada, com a advertência de seu conteúdo." fonte
"(...) não há diferenciação entre cenas que mostrem beijos de pessoas do mesmo sexo e de sexos diferentes"
A cena que virou objeto da ação foi uma imagem do quadrinho Vingadores: A Cruzada das Crianças (editora Salvat), que mostra dois heróis do sexo masculino se beijando. Segundo o prefeito do Rio de Janeiro, a imagem seria obscena e o material deveria estar lacrado.

Obsceno? - Por esse motivo vamos ao primeiro teste de hipótese: obscenidade: Comparando a cena com uma muito similar com um casal hétero, do desenho Hércules de 1997 (imagem ao lado), verificamos que ambos os casais estão posicionados da mesma forma. O desenho da Disney nunca foi considerado uma cena obscena e o material produzido teve classificação livre. Portanto, como ambos os casais estão na mesma posição, não há característica de obscenidade.
Beijo Gay - O segundo teste de hipótese ficaria então atrelada à seguinte pergunta: seria qualquer beijo gay um ato obsceno?

Desconsiderando os princípios religiosos das pessoas (incluindo o prefeito) - que tornam a análise subjetiva - vamos para a Lei. Em 2014, "o Ministério da Justiça publicou uma nota em sua página oficial no Facebook (via UOL) explicando que - para a classificação indicativa de programas de televisão, filmes e outras obras culturais - não há diferenciação entre cenas que mostrem beijos de pessoas do mesmo sexo e de sexos diferentes..." (fonte) O Conselho Nacional de Justiça também reconhece o casamento gay desde 2013 (fonte) garantindo a formação do casal e toda relação de afeto pública.

Censura - O pedido do prefeito e bispo Marcelo Crivella sendo assim não fere o ECA. As editoras estampam detalhes sobre recomendação de idade e por não possuírem material obsceno, não deveriam ser recolhidos. Segundo alguns especialistas, o pedido para recolhimento do material é censura e fere um princípio básico da constiuição em seu artigo 220: "A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo, não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição. (...) § 2º É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística. (...) " (fonte)
"Marcelo Crivella pertence à Idade Média"
Ratificação da Censura - O site Metropolis então publicou: "Em ofício enviado neste sábado (07/09/2019) ao Plantão Judiciário do Rio de janeiro e á Defensoria Pública do estado, entidades defensoras de direitos da comunidade LGBT pediram providências urgentes contra a atitude do prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PSL) de perseguir e recolher livros e gibis com conteúdo considerados impróprios, em sua concepção, na Bienal do Livro." (fonte

Jornal chegou a detalhar outras prioridades que o prefeito deveria ter
Sérgio Praça, professor da Escola de Ciëncias Sociais da FGV-RJ disse então no blog da Exame: "Marcelo Crivella pertence à Idade Média" - e vai além - "Crivella disse, em suas redes sociais, que o gibi exibe “conteúdo sexual para menores”. Não me cabe especular sobre a vida amorosa do prefeito, mas beijo na boca é, no máximo, preliminar. Se o prefeito considera “impróprio” um desenho de dois homens se beijando, o que faria caso visse a cena pessoalmente? Xingaria? Mandaria prender? Encheria helicópteros com gasolina e rifles para sobrevoar o carnaval?"(fonte)

O caso é grave - Além de já ter pegado mal fora (fonte) - mais uma notícia ruim do Brasil lá fora - o prefeito acumula um backlog de coisas na cidade que carece de atenção e cuidados: "Na edição desta sexta-feira (6) do RJTV, informativo da TV Globo que vai ao ar na capital carioca, uma das notícias foi relacionada ao prefeito Marcelo Crivella. ... (...) Mariana Gross, apresentadora do telejornal, disse que parecia até faltar problemas no Rio. Então, o comentarista Edimilson Ávila mostrou no telão do formato uma lista de intitulada como “assuntos de prefeito”." (fonte)

A imagem do casal chegou a estampar a primeira página da Folha de São Paulo do dia 06/09 (imagem ao lado). Protestos foram feitos no dia 07 de Setembro dentro da Bienal. Palavras de ordem como "Não vai ter censura" e "Fora Crivella" foram ouvidas. (fonte

O You Tuber, Felipe Neto, adquiriu então o estoque restante dos livros com temática LGBT (mais de 10 mil) e distribuiu gratuitamente na feira, antes que os fiscais pudessem recolher os materiais. (fonte). 

A situação tornou-se um verdadeiro marketing positivo para os autores e editoras que não ficaram quietos e vieram à público mostrar seu repúdio e denúncia. 

Contexto brasileiro - Segundo O Dia, o Prefeito do Rio e sua equipe acreditam que episódio envolvendo gibi com beijo gay atrairá eleitores de Bolsonaro para o ano de 2020. O motivo se dá pela linha de pensamento e forte associação com o eleitorado evangélico: "(...) Além disso, bispos da Igreja Universal do Reino de Deus, que ocupam cargos na prefeitura, também estavam eufóricos com a estratégia visando a eleição de 2020. (...) " (fonte). 

Algumas conexões há de serem percebidas: um dia depois da polêmica na bienal, o presidente assistiu ao desfile ao lado do bispo Edir Macedo (dono da Universal e da Rede Record) - além de Silvio Santos. O Ator Thiago Lacerda, então disparou em seu twitter (imagem no início da matéria) associando Crivella e Bolsonaro: "A escória enrustida... Canalhas! Cretinos! Fascistas autoritários! Não passarão!" (fonte)

Por esse motivo, questiona-se a motivação religiosa e avalia-se as razões eleitoreiras por trás da proibição: estaria o prefeito querendo conquistar o eleitorado de Bolsonaro em sua releição à prefeitura ou ele está baseando seus critérios apenas na bíblia?

Edir Macelo (esquerda) ao lado do presidente Jair Bolsonaro - Estratégia eleitoral entre Crivella e Bolsonaro?
Por fim, a situação ganhou a rede em forma de Memes, colocando o casal de gays da Marvel se beijando em frente à diversos problemas do Rio. Cômico e ao mesmo tempo irônico e trágico.














Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Veja também

Vídeo em destaque

Total de visualizações

Vendas de Consoles no Mundo

Marcadores

13 reasons why 3% 99 vidas a torre negra action figures activision adventure Time Agatha Christie alladin allez babu amazon prime america's Got Talent Angelina Jolie animações Animais Fantasticos anos 80 apple aquaman arlequina arqueologia artes artes marciais artigo assassins creed astronomia atari avatar avesderapina bandai bastidores batman bebe e joga bebe e jogo bebidas bethesda beyond good and evil bgs bienal big brother black Mirror Blade runner bleach blizzard blogue board games Bomberman bonecos borat borderlands brazil games bruxas bungie call of duty caminho De Santiago De Compostela cannes capcom Cara Gente Branca carl sagan carmem sandiego carnaval castlevania causas sociais cavaleiros do zodiaco Caverna do Dragao celestiais chaves china ciencia cinema cinema nacional civilization cobra kai comidas consumismo nerd contra copa do mundo coringa coronavirus corrida cosplay counter strike Criticas criticas de cinema críticas-Filmes curiosidades curta metragem dança Dark Darksiders DC deadpool death note Death Stranding defensores destiny DesventurasEntreACruzEAConcha detona Ralph deviantes dicas dilema das redes disney doctor who documentario donkey kong Doug Douglas Adams dragon ball e3 ea sports ebooks egito entre A Cruz E A Concha entre cuba e mexico entrevista Episodios espanha esportes esports estilo; comidas eternos eurovision facebook faceDance far cry fatal fury feiras e eventos feminismo ficção cientifica fifa fighting game filmes filmes de terror final fantasy final fight fortinite fortnite fox FreeGames frozen funko futebol galeria galerias de fotos game of thrones gameplay games brasileiros games-retro Gaming gatos geografia globo god of war godzilla guardioes da galaxia gudam guia haka harry Potter hasbro hbo hello kitty Hercule Poirot hideo kojima hiking Historia historias em foco Historias-Nerds horizon zero dawn house of cards humanidades igrejas india indie games infamous infográficos injustice inquisicao instagram Institucional inteligencia artificial internet invocacao do mal It james bond janelas urbanas Jaspion jouney jurassic park justiceiro k-pop karate kid kill bill king kong king of fighters kingdom hearts kojima konami la casa de las flores la casa de papel lady gaga lanterna verde last of us lego lgbt liga da justiça livros lucky luke mad max makingOff manga mario marketing marvel Marvel Versus Capcom master system matrix mega drive megaman memes merlí metal gear Michael Jackson microsoft missao impossivel mitologia grega mitos e lendas do caminho mobile games monster hunter monty python mortal kombat museus musica Na Estrada namco naruto nas telas naught dog neon genesis evangelion netflix news nexomon ni no kuni nights nintendo nioh no mans sky nova zelandia novos mutantes nyc o rei leao oculto oito mulheres e um segredo olimpiadas one piece onze homens e um segredo oscar overwatch pabllo vittar pacman panini pantera negra papo play parques PCGames peanuts pixar planeta dos macacos plants versus zombies play playmobil playstation pokemon pokémon pokmon politica e sociedade portas dos fundos power rangers princesas quadrinhos queen Quem somos quentin Tarantino realidade virtual reality show Red Dead Redemption 2 redes sociais religiao resenha resident evil residente retrospectiva Rick & Morty rock rockstar RPG sailor moon samurai samurai shodown San Diego Comic-Con sao paulo saude Sci Fi scooby doo Sega senhor dos aneis sense8 seriados sexta-feira13 shazam shows silent hill silvio santos simpsons slender man Smash Bros snk snoopy sonic sony Space Opera speedrun spider man square star trek star wars stardew valley steam steampunk stephen king Stranger Things streaming street fighter streets of rage super sentai superman tales from borderlands tbt teatro tecnologia TecToy tekken telefonia televisao telltale The Big Bang Theory the last of us the walking dead The witcher this is america Tintim Tomb Raider TOP5 trailer transformers trophy X-ray turma da monica tv twitter ubisoft umbrella academy uncharted universal viagem Viagens videogames live videos vingadores virtua fighter viuva negra warcraft wonder woman World War Z xbox xmen you tube yu yu hakusho Zelda zumbis

Arquivo