quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Game of Thrones :: Temporada foi boa ou ruim? 5 assuntos que dividem opiniões

Esse texto tem spoilers.



A sexta temporada de GOT (em 2016) serviu como degrau para  consolidar os personagens e a história. Até o ano passado, só haviam promessas - muito bem construídas nos livros de George R.R. Martin - de tramas que precisavam enfim começarem a se encerrar. Após a batalha dos bastardos era chegada a hora de enfrentar os White Walkers e consolidar a briga pelo trono.

Porém quando a sétima temporada começou, algumas pessoas torceram o nariz. Houve situações que geraram discussão e muito burburinho. Por isso vamos listar os principais problemas listados pelos fãs e tentar entender qual o grande argumento de ambos os lados.

Pronto para escolher um lado? (Se é que isso é necessário rs)

Obs: Como base, estamos colocando diversas discussões e críticas feitas na Internet (seja em texto ou vídeo). Aproveitamos também para pegar alguns textos de fãs que viralizaram na rede. Confira no final do post todas os links com as fontes.

1- Game of Thrones se tornou um grande fanfic (história de fã) 
  • Argumento Contrário - Muitos elementos mostrados já na quinta temporada da série não existem nos livros. É bem provável que eventos bem trabalhados como o nascimento dos White Walkers, a participação dos filhos das florestas no arco do Bran e até a própria batalha dos bastardos nem sequer venham a ser escritas. A coisa fica mais absurda quando olhamos os eventos da sétima temporada em especial: buscar um Walker para sensibilizar a Cersei?
  • Argumento a Favor - Existe sim muita liberdade criativa porém algumas tramas-chave foram tratadas com o autor antes de serem produzidas. Muitos eventos passarão por liberdades criativas porém culminarão em um desfecho similar ao esperado pelo Martin nos livros. Além do mais, para se filmar uma boa série não é necessário um livro como base, mas sim um bom roteiro. O fato da história ser original ignora boas séries originais que não vieram de nenhum livro com o caso de Breaking Bad (que se baseia em um fato real, mas não em um livro).
2- Romance entre Jon e Daenerys (Jonerys) é muito estranho

  • Argumento Contrário - Primeiro, eles são tia e sobrinho. Além disso parecer muito estranho, o fato dos personagens estarem juntos, aparenta ser uma saída no roteiro para agradar fãs que querem ver o casal juntos.
  • Argumento a Favor - Casamentos entre familiares eram comuns na família Targaryen e em Westeros. Nos livros, antes de ser oferecida para Drogo, Daenerys achava que se casaria com seu irmão. Isso sem contar do casal Cersei e Jaime. A saída do roteiro de unir o casal, pode ser um fan-service sim, porém qual o problema de mover a história com um amor entre dois protagonistas que acompanhamos por tantos anos?
3 - Inconsistência com os livros
  • Argumento Contrário - Existem personagens como Lady Stoneheart e outros Greyjoys que não aparecerão na série. Algumas profecias como a do Valonqar e Azor Ahai foram explicadas de forma bem genérica e simplória e o próprio autor já afirmou que pelo menos 20 personagens mortos na série estão bem vivos nos livros. A última temporada coloca personagens em situações que vão contra seu caráter, como a própria Daenerys que não chorou quando um de seus dragões morreu.
  • Argumento a Favor - Realmente esse é um problema de todas as adaptações de livros. Senhor dos Anéis e Harry Potter tiveram esse problema. Porém como os produtores estiveram em constante contato com o autor no início da série, é bem provável que alguns cortes foram necessários para poder dar ritmo à série. Temos que lembrar que TV e livros são mídias diferentes e é impossível manter o mesmo ritmo e interesse do público de formas iguais. Sacrifícios são necessários.

4 - Teletransportes
  • Argumento Contrário - Realizar cortes de eventos como viagens, caminhadas e locações é comum e agiliza a série, entretanto houve situações onde os personagens foram rápidos demais. O evento que ocorreu além da muralha demorou apenas 2 dias na série, porém é impossível que Gendry, o corvo e o dragão tenham feito o trajeto que fizeram. A cura de sor Jorah também foi rápida demais, sendo que ele estava com a doença mais mortal do universo de GOT.
  • Argumento a Favor - A série demanda suspensão de descrença. Um dos diretores afirma que o que vemos demanda uma análise da impossibilidade-plausível, onde o tempo em que o cerco no norte da muralha durou foi muito maior do que o percebido. A noite teria durado mais em referência a longa noite. Os demais cortes são necessários pois existem muitas resoluções a serem feitas em pouco tempo. Já a cura de sor Jorah pode ter demorado mais do que o mostrado e desmerecer o cuidado do Sam é ignorar sua importância intelectual na série.
5 - Falhas de roteiro
  • Argumento Contrário - Alguns exemplos são difíceis de aceitar. Se Jon e "Dany" não tivessem ido até o norte da muralha, o dragão não teria morrido, a muralha não teria caído e a guerra contra os White Walkers nunca precisaria ocorrer. Além do mais, se os walkers não nadam, como eles conseguiram amarrar as correntes no dragão morto no fundo do lago para depois "zumbifica-lo"? 
  • Argumento a Favor - Muito provavelmente a ida de Daenerys para o norte tenha causado a guerra contra o White Walkers, mas não ter ido até lá não teria evitado a guerra, mas talvez adiado. Com a vitória dos Targaryen em Westeros, os dragões poderiam se multiplicar e cruzar eventualmente o norte da muralha, sendo capturado e posteriormente pegando todos de surpresa. Já o caso das correntes fica difícil explicar de forma plausível, mas foi uma liberdade poética para justificar a recuperação do dragão morto. Muito provavelmente as correntes foram enganchadas por cima do lado.  

Mas no final, a sétima temporada foi boa ou não?
Para entender o que houve esse ano, precisamos olhar a sétima temporada como um grande filme de 7 horas (mais ou menos). A série se propôs a finalmente contar os fatos preparados nos livros e nas outras temporadas. Os fãs durante muito tempo, viveram perdidos em uma floresta escura, surpresos a cada morte e a cada evento, sem saber até onde a história iria. Porém, agora em que os eventos passaram a ser mais claros e previsíveis, fica mais difícil para os produtores surpreenderem o público.

O ritmo mudou, não há mais intriga de poder como antes. Esse talvez seja o motivo que tenha desagradado alguns fãs, que podem torcer o nariz quando assistem algo "fantástico" ou "maravilhoso" demais. Essa temporada foi um divisor de águas no quesito "gosto" - até então, quase todo mundo amava a série. Agora alguns gostaram, outros nem tanto e outros não gostaram de nada.

O roteiro mais fraco perde a base oriunda das obras de Martin - que são verdadeiros filé-mignon para os roteiristas - mas não necessariamente foi ruim.

Seria muito ruim passar mais uma temporada com a promessa apenas da muralha cair ou das investidas de Daenerys contra os Lannisters. É evidente que faltou tempo para trabalhar eventos e personagens como eles deveriam ser trabalhados, porém a história foi contada e era o que esperávamos pelo menos.

E você, gostou da sétima temporada?

Confiram nossas teorias 
Fizemos um vídeo jogando Game of Thrones da Telltale onde discutimos 10 teorias de Game of Thrones. Algumas já acertamos.



Fontes

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Total de visualizações

Quero receber o boletim de viagens!

Quero saber mais sobre Games, Quadrinhos e Cinema

* indicates required

Ofertas

Vendas de Consoles no Mundo

Marcadores

13 reasons why 3% 99 vidas a torre negra action figures activision adventure Time Agatha Christie america's Got Talent animações Animais Fantasticos anos 80 apple artes artes marciais artigo assassins creed astronomia atari avatar bastidores batman bebe e jogo bebidas bethesda beyond good and evil bgs black Mirror Blade runner bleach blizzard board games borderlands brazil games bruxas bungie call of duty caminho De Santiago De Compostela cannes capcom Cara Gente Branca carl sagan castlevania causas sociais cavaleiros do zodiaco Caverna do Dragao chaves ciencia cinema civilization contra copa do mundo cosplay counter strike Criticas críticas-Filmes curiosidades dança Dark Darksiders DC deadpool death note defensores destiny DesventurasEntreACruzEAConcha detona Ralph dicas disney doctor who documentario donkey kong Doug Douglas Adams dragon ball e3 ea sports egito entre A Cruz E A Concha entre cuba e mexico entrevista Episodios esportes esports estilo; comidas faceDance far cry fatal fury feminismo ficção cientifica fifa filmes de terror final fantasy final fight fortinite fox FreeGames frozen funko futebol galeria galerias de fotos game of thrones gameplay games brasileiros games-retro Gaming gatos globo god of war guardioes da galaxia guia harry Potter hbo hello kitty Hercule Poirot Historia Historias-Nerds horizon zero dawn house of cards india indie games infamous infográficos injustice Institucional internet invocacao do mal It james bond Jaspion jouney jurassic park justiceiro k-pop kill bill king of fighters kingdom hearts kojima konami la casa de las flores la casa de papel lanterna verde last of us lego lgbt liga da justiça livros lucky luke mad max makingOff manga mario marketing marvel Marvel Versus Capcom mega drive megaman merlí metal gear Michael Jackson microsoft missao impossivel mitologia grega mobile games monty python mortal kombat museus musica Na Estrada namco naruto neon genesis evangelion netflix news ni no kuni nights nintendo no mans sky o rei leao oito mulheres e um segredo one piece onze homens e um segredo oscar overwatch pacman papo play PCGames peanuts pixar planeta dos macacos plants versus zombies play playmobil playstation pokemon pokémon pokmon politica e sociedade portas dos fundos power rangers princesas quadrinhos Quem somos quentin Tarantino realidade virtual reality show Red Dead Redemption 2 religiao resident evil Rick & Morty rock rockstar RPG sailor moon San Diego Comic-Con sao paulo saude Sci Fi Sega senhor dos aneis sense8 seriados shazam shows silent hill silvio santos simpsons slender man Smash Bros snk snoopy sonic sony Space Opera speedrun spider man square star trek star wars steam stephen king Stranger Things street fighter streets of rage super sentai superman tales from borderlands tbt teatro tecnologia TecToy tekken telefonia televisao telltale The Big Bang Theory the last of us the walking dead The witcher this is america Tintim Tomb Raider TOP5 trailer transformers trophy X-ray turma da monica tv ubisoft uncharted videogames live videos vingadores warcraft World War Z xbox xmen you tube yu yu hakusho Zelda zumbis

Blog Archive