terça-feira, 3 de julho de 2018

Antes de ver o Jogo do Brasil, confira CINCO Personagens Belga da Cultura POP Super Importantes

Cinco personagens dos quadrinhos, livros e games que têm nacionalidade Belga e que são uma influencia muito importante para o mundo atual.
Kevin de Bruyne, craque da seleção Belga e TinTim - Cara de um, focinho do outro.
Na próxima sexta na Copa do Mundo da Rússia, o Brasil pegará a Bélgica nas Quartas de Final. O país que vêm com uma seleção de futebol forte, é casa da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e da capital Bruxelas.

Além do mais, esse pequeno país também é conhecido por ter deliciosos chocolates e incríveis cervejas e historicamente tem origens celtas e de outros povos da Galia. Possuiu várias colônias na África (algumas com diversos conflitos até hoje por culpa dessa dominação) e foi participante dos conflitos da Primeira e Segunda Guerra Mundial. 

No mundo Pop, a Bélgica tem extrema relevância pois se aproveita desses elementos para explorar incríveis histórias e ambientações. 5 elementos da Cultura Pop extremamente relevantes:

#5 - Os Smurfs



Les Schtroumpfs (ou Os Smurfs) é uma franquia de mídia criada pelo belga Pierre Culliford, mais conhecido pelo seu nome artístico Peyo. O desenho chama atenção de alguns comentaristas políticos pois, segundo eles, os Smurfs seriam uma referência ao Comunismo. As evidências são bem suspeitas mesmo, uma vez que a comunidade dos "duendes azuis" se divide em uma fraternidade sem classes sociais, vestem o mesmo tipo de roupa (calças e touca brancas), exceto o seu líder, que veste as mesmas peças de vestuário, porém na cor vermelha.

O caso gerou polêmica até mesmo no Uruguai, onde um livro escolar se propôs a explicar o comunismo utilizando essa mesma estrutura. (fonte)

Imagem utilizada para explicar o Comunismo em livro didático no Uruguai - fonte

Episódio Polêmico - Em 2005, uma propaganda estrelando os Smurfs foi ao ar na Bélgica em que a vila dos Smurfs é aniquilada pelos aviões de guerra. Desenvolvido pela UNICEF e aprovado pela família de Peyo, o episódio de 25 segundos foi exibido na rede nacional após as 9 horas da noite para evitar o público infantil. Assista ele aqui


Vale lembrar que os Smurfs voltaram ao cinema em diversas animações que agradaram o publico de modo geral. A proposta dos filmes é recontar as histórias e expandir o universo dos Smurfs traduzindo em uma linguagem mais universal para o publico infantil de agora.

Novos Smurfs

#4 - Hercule Poirot


Hercule Poirot ou simplesmente Poirot é um grande detetive fictício e protagonista da maioria dos livros de Agatha Christie. Apesar de algumas pessoas considerarem-no francês, ele é na verdade Belga - já Chirstie é inglesa.

Extravagante, nada modesto e muito inteligente, Poirot consegue resolver os maiores assassinatos que fariam Sherlock Holmes ficar intrigado.

Agatha Christie - Responsável pela morte de incontáveis pessoas em seus livros
Explorando a figura de Poirot - Para evitar que continuassem a explorar seu personagem depois de sua morte, Agatha Christie decidiu matar Poirot em um romance escrito na década de 1940, mas que, segundo ordens expressas suas, só deveria ser publicado após sua morte. Por essa razão, Cai o pano somente foi lançado em 1975.

Mas a coisa não foi bem assim. A história de Agatha e Poirot foram exploradas pela televisão e industria de Hollywood em uma busca incansável de emplacar uma nova franquia de sucesso. Recentemente, "O Assassinato no Expresso do Oriente" foi relançado nos cinemas e fez um bom número, fazendo com que uma nova história famosa, "Morte no Nilo", fosse encomendada para 2019. Parece que a intenção da escritora em descansar o personagem não deu muito certo...

Assassinato no Expresso do Oriente - Filme conta com Kenneth Branagh no papel de Poirot e conta com um grande elenco composto por Johnny Depp, Michele Pfeiffer, Penélope Cruz e outros grandes atores e atrizes.
#3 - Anna e os Games de Guerra



Normalmente quando pensamos em grande confrontos na Segunda Guerra Mundia, pensamos em Dunkirk ou na invasão na Normandia. Porém, a Batalha das Ardenas (ou batalha do Bulge) foi a grande contraofensiva alemã no oeste lançada no fim da Segunda Guerra Mundial na floresta das Ardenas na Valônia, Bélgica. A ofensiva se estendeu até Luxemburgo e França e pegaram as forças aliadas completamente de surpresa.

Tal evento pode ser jogado em Call of Duty: United Offensive para PC e Mac e no recente Call of Duty: WWII onde o jogador pode explorar a batalha de Ardenas em um mapa multiplayer.


Mas nossa lista é sobre personalidades e para representar esse momento tão importante (e triste) na História do Mundo, vamos falar de personagem incrível.

Em 2014, a Ubisoft trouxe o game Valiant Hearts: The Great War onde explora os eventos da Primeira Guerra Mundial e apresenta a personagem Anna, uma enfermeira belga responsável por curar outros combatentes e resgatá-los em meio à bombas, uma verdadeira heroína.



Com relação aos demais jogos, confira a Batalha de Ardenas em Call of Duty: United Offensive:



#2 - Lucky Luke
 

Talvez depois do primeiro nessa lista (que você já deve saber qual é), Lucky Luke é o produto mais importante do universo dos quadrinhos Belgas.

Criada por Morris em 1946, a HQ apresenta Lucky Luke, um pistoleiro capaz de atirar mais rápido que a própria sombra. Seu parceiro é o cavalo mais esperto do mundo, Jolly Jumper, e seus principais embates são contra os Irmãos Dalton e Billy, The Kid.

No início dos anos 90, foi lançado um filme e uma série de televisão, com Terence Hill no papel de Lucky Luke. Em 2004 houve um filme chamado Les Dalton, com Til Schweiger no papel do famoso cowboy.
Mais rápido que a própria sombra!


#1 - TinTim


Esse embalou as noites semanais de muitas pessoas que conheceram o repórter TinTim por meio da TV Cultura. Essa foi na verdade a segunda produção animada do herói, que já havia ganhado uma versão nos anos 70.

Criado por Hergé em 1929, As Aventuras de TinTim emprega enredos bem elaborados de gêneros variados: aventuras com elementos de fantasia, mistério, espionagem e ficção científica.

Em 2012 um filme em animação foi produzido por Spielberg, Peter Jackson e Kathleen Kennedy e mesmo tendo ganhado ótimas críticas e uma recepção mediana, a continuação ainda é aguardada pelos fãs.



Polêmica - Como dissemos anteriormente, a Bélgica possuiu várias colônias na África entre elas o Congo Belga que possuiu o pior sistema de colonização, tornando o país um barril de pólvora mesmo após sua independência quando foi transformada em Republica do Zaire. Lançado nos anos 30, TinTim no Congo é talvez o produto mais polêmico de Hergé. Por falta de informação, o autor acabou caindo em diversos clichês históricos, retratando os africanos como primitivos e com polêmica "black face".



Na primeira versão do álbum, em preto-e-branco, vemos Tintim diante de uma lousa dando aula a crianças africanas. "Meus caros amigos", diz ele, "hoje, vou lhes falar de sua pátria: a Bélgica". Em 1946, Hergé redesenhou o quadrinho, transformando esta cena numa aula de matemática. "Sobre o Congo, eu conhecia apenas o que contavam na época: 'os negros são como grandes crianças, sorte deles estarmos lá!', etc. E desenhei os africanos de acordo com estes critérios, no mais puro espírito paternalista, que era o da época na Bélgica", explicou-se Hergé.

Versão belga onde TinTim questiona sobre a Bélgica e versão (traduzida) onde TinTim fala de matemática
A verdade é que, apesar de Hergé ser uma pessoa conservadora e defensora da ordem - representados na figura de Tintim - o herói  nunca foi impedido de dar atenção aos menos favorecidos, e, em muitas ocasiões, tomar o partido destes.

Não bastasse explorar o planeta inteiro, TinTim se arrisca a ir para Lua - Uma aventura de tirar o fôlego (literalmente)
Muito Legal, Kevin! Mas ainda queremos a taça.

***


Conheça os Nossos Canais

Papo Play
Se o seu negócio é Cultura Pop, você precisa conhecer o Papo Play. Com uma proposta onde falamos sem papas na língua sobre Cultura Pop, nosso objetivo é mais do que entreter, mas mostrar formas onde a galera pode se divertir com os temas. Desde eventos até jogatinas online, bebemos, discutimos e falamos sobre diversos produtos da cultura Pop, confira nossos últimos vídeos e se inscreva.

Confira o vídeo dessa semana no Big Festival de Jogos Independentes:


Perdi Meus Óculos: Na Estrada

Entre a Cruz, a Concha e a Espada é a segunda temporada de uma produção independente que acompanha dois peregrinos na rota francesa do Caminho de Santiago. Iniciada na cidade de Burgos até Santiago de Compostela, Fernando Jácomo e Leandro Cotrim têm a missão de cumprir tarefas de reflexão diariamente e percorrer uma distância que os testará psicologicamente, espiritualmente e fisicamente. Publicado semanalmente (todo domingo) durante o ano de 2018 no Canal Perdi Meus Óculos: Na Estrada.

A Vaquinha e o Sucesso
O que te impede de crescer? Será que essa é a hora de você sair de sua zona de conforto? Será que o momento de conforto em que você está é aquele pelo qual sempre batalhou? Chegou a hora de ir além? Confira a analogia da Vaquinha e do Sucesso que discutimos em nosso trajeto da cidade de Ponferrada até a cidade de Villafranca Del Bierzo.



No Alto da Cruz de Ferro






Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Total de visualizações

Ofertas

Vendas de Consoles no Mundo

Marcadores

13 reasons why 3% 99 vidas a torre negra action figures activision adventure Time Agatha Christie america's Got Talent animações Animais Fantasticos anos 80 apple artes artes marciais artigo assassins creed astronomia atari avatar bastidores batman bebe e jogo bebidas bethesda beyond good and evil bgs black Mirror Blade runner bleach blizzard board games brazil games bruxas bungie call of duty caminho De Santiago De Compostela cannes capcom Cara Gente Branca carl sagan causas sociais cavaleiros do zodiaco Caverna do Dragao chaves ciencia cinema civilization contra copa do mundo cosplay counter strike Criticas críticas-Filmes curiosidades dança Dark Darksiders DC deadpool death note defensores destiny DesventurasEntreACruzEAConcha detona Ralph dicas disney doctor who documentario donkey kong Doug Douglas Adams dragon ball e3 ea sports entre A Cruz E A Concha entre cuba e mexico entrevista Episodios esportes esports estilo; comidas faceDance far cry fatal fury feminismo ficção cientifica fifa filmes de terror final fantasy final fight fortinite fox FreeGames frozen funko galeria galerias de fotos game of thrones gameplay games brasileiros games-retro Gaming gatos globo god of war guardioes da galaxia guia harry Potter hbo hello kitty Hercule Poirot Historias-Nerds horizon zero dawn house of cards india indie games infamous infográficos injustice Institucional internet invocacao do mal It james bond Jaspion jouney jurassic park justiceiro k-pop kill bill king of fighters kingdom hearts kojima konami la casa de las flores la casa de papel lanterna verde last of us lego liga da justiça livros lucky luke mad max makingOff manga mario marketing marvel Marvel Versus Capcom mega drive merlí metal gear Michael Jackson microsoft missao impossivel mitologia grega monty python mortal kombat museus musica Na Estrada namco naruto neon genesis evangelion netflix news ni no kuni nights nintendo no mans sky oito mulheres e um segredo one piece onze homens e um segredo oscar overwatch pacman papo play PCGames peanuts pixar planeta dos macacos plants versus zombies playmobil playstation pokemon pokémon pokmon politica e sociedade portas dos fundos power rangers princesas quadrinhos Quem somos quentin Tarantino realidade virtual reality show Red Dead Redemption 2 religiao resident evil Rick & Morty rock rockstar RPG sailor moon San Diego Comic-Con sao paulo saude Sci Fi Sega senhor dos aneis sense8 seriados shazam shows silent hill silvio santos simpsons slender man Smash Bros snk snoopy sonic sony Space Opera speedrun spider man square star trek star wars steam stephen king Stranger Things street fighter streets of rage super sentai superman tales from borderlands tbt teatro tecnologia TecToy tekken telefonia televisao telltale The Big Bang Theory the last of us The witcher this is america Tintim Tomb Raider TOP5 trailer transformers trophy X-ray turma da monica tv ubisoft uncharted videogames live videos vingadores warcraft World War Z xbox xmen you tube yu yu hakusho Zelda zumbis

Blog Archive