terça-feira, 10 de julho de 2018

Na Estrada :: Confira nosso guia sobre a região do Bierzo, no caminho de Santiago

Guia para peregrinos e não-peregrinos.


Enfim chegamos na região do Berço, um vale que fica entre duas montanhas no caminho de Santiago na Rota Francesa. Famosos por seus vinhos e especialmente pelo seu clima, os peregrinos têm a chance de conferir essa etapa da rota francesa partindo de  El Acebo e finalizando no Cebreiro. Por esse motivo, fizemos um guia especial com informações, detalhes, vídeos e fotos sobre esse local incrível.

A Rota Francesa do Caminho no Bierzo
São aproximadamente 80 km de extensão cortando a região do Berço (ou Bierzo) no caminho. A região é um vale e se inicia após uma subida no monte onde está a Cruz de Ferro e finaliza na subida no Monte do Cebreiro. A região é benéfica pois possui ótimos vinhos e um clima de vale que pode se diferenciar do resto de toda a Espanha.

A- Etapas do Caminho
Comumente são 3 etapas:

  • Cruz de Ferro à Ponferrada, podendo partir de
    • Rabanal del Camino - 33km
    • Foncebadón - 28km
    • Manjarin - 23km
    • El Acebo - 15km
  • Ponferrada à Villafranca del Bierzo  - 29km (trecho mais fácil que os demais)
  • Villafranca del Biezo à Cebreiro - 28km
Atenção para quem caminha -> Todas as etapas acima, possuem um nível de dificuldade alto com muitas subidas e descidas. O peregrino normalmente está cansado e propenso à acidentes. O ultimo trajeto até o Cebreiro é marcado por acostamentos em rodovias e por uma subida forte no final.

Confira a Altimetria da Região para se preparar (Cliquem nas imagens para aumentar):

Altimetria do Caminho de Santiago - Região do Bierzo

Rota do Caminho de Santiago - Região do Bierzo

+MAIS
Sobre a região - O Bierzo é uma comarca administrativa localizada no oeste da província de León, na comunidade autónoma de Castela e Leão, Espanha. Formada a partir da região natural homônima ao longo de vários vales do Rio Sil, é a única reconhecida por lei naquela comunidade. O Conselho Municipal tem sede em Ponferrada. A comarca abrange 38 municípios. No passado, fazia parte do Reino da Galiza até o século XIX e tem como línguas próprias o galego-português e o asturo-leonês, na faixa mais oriental.


Bandeira do Bierzo
B - PRINCIPAIS CIDADES

  • El Acebo - 52 Habitantes - Parte do Município de Molinaseca
  • Molinaseca - 895 habitantes - A origem e importância da Molinaseca, está ligada à Ponte dos Peregrinos, uma construção de planta românica que nasce no rio Meruelo. Lá começa a cidade, cuja parte histórica termina ao pé do antigo transepto de pedra, dois símbolos inconfundíveis de sua tradição jacobina.
  • Ponferrada - 65 mil habitantes - Embora haja indícios de colonização tanto no Neolítico (às margens do Sil), como na Idade do Ferro e nos tempos romanos, somente em 1082,  quando construída uma pontepara peregrinos no Caminho de Santiago houve prova documental de colonização. 
  • Cacabelos - 5350 habitantes - Cacabelos oferece uma grande variedade de ofertas culturais, turísticas e gastronômicas, destacando as festividades de padroeiro (La Pascua) e as feiras de maio. Além disso, tem o MARCA (Museu Arqueológico de Cacabelos), em que se pode visitar vários patrimônios de origem celta e romana encontrados no próprio município ao longo da história.
  • Villafranca Del Bierzo - 3055 habitantes - Até meados do século XX manteve sua hegemonia em El Bierzo, graças ao seu papel de destaque funcional, administrativo e demográfico. A base econômica estava focada em artesanato, comércio local, feiras e atividades administrativas. 

C - Pontos Turísticos

O Castelo Templário - Ponferrada
O Castelo de Ponferrada está situado em uma colina na confluência dos rios Boeza e Sil. Ele está localizado no que provavelmente foi originalmente um castro celta, em uma posição semelhante à dos outros na região. Mais tarde, acredita-se que era um local romano e visigodo. Em 1180 Fernando II emite uma carta para o repovoamento da cidade que havia surgido um século antes, documentando a primeira fortificação em 1187. A fortaleza foi reconstruída em numerosas ocasiões durante as Idades Média e Moderna.


Rio Burbia
O rio Burbia com águas siliciosas e nascimento no sopé de Peña CUINA a 1.004 metros, é um fundo rio rochoso com pedras e cascalhos em seu curso superior e cascalhos na inferior. Corre através de um vale estreito a partir de Villafranca del Bierzo, dando origem a uma excelente zona de pesca com bons camarões e truta abundante.

Igreja do Cebreiro
A pequena Capela no Alto do Cebreiro esconde um milagre: a transmutação de uma hóstia consagrada em carne. A relíquia está presente dentro da capela no alto do Cebreiro e está aberta para visitação.

MARCA (Museu Arqueologico de Cacabelos)
Link: http://cacabelos.org/marca/

D - VINHOS E COMIDAS

Viñas del Bierzo - Nascida em 1963, esta é a primeira vinícola cooperativa instalada na região de Bierzo. Em seus inícios, 100 membros compõem a vinícola, o que lhe confere um caráter quase "familiar" - Hoje já conta com mais de 900 membros. Embora o sistema de gestão tenha sido adaptado, eles continuam a preservar o espírito inicial que conseguiu unir uma aldeia inteira, Camponaraya, em torno do empreendimento. (linkPeregrinos podem fazer uma parada estratégica no caminho, tomar um vinho, comer um pincho e ganhar um selo da Camponaraya em sua credencial. Nos mercados da região também é possível encontrar os vinhos para aquecer as noites frias. Há muitas adegas espalhadas com todos os vinhos da região do Berço.


Moncloa de San Lazaro - É um Hotel e Restaurante em Cacabelos e conta com um cardápio tradicional da região. Apesar do preço salgado, os Peregrinos podem parar em seu caminho até Villafranca para realizar um bom almoço com comidas tradicionais e serem muito bem recepcionados. link

Queijo do Cebreiro - Considerado um dos queijos mais tradicionais do caminho, sua origem é atribuída aos primeiros monges que se estabeleceram-se na cidade de O Cebreiro, local onde o Caminho de Santiago Francês entra na Galiza. O queijo pode ser provado em qualquer



E - ASSISTA AOS NOSSOS VÍDEOS NA REGIÃO

Durante nossos caminhos em 2015 e 2018 passamos pela região. Confira abaixo a lista com os vídeos de cada uma das etapas na nossa temporada 2018:

Histórias de Bruxas e Delírios em Foncebadón :: Dia 10 

Todos os peregrinos já ouviram falar das bruxas no caminho de Santiago. Apesar da Wicca ser uma coisa forte por lá, caminhar em uma floresta que dá calafrios e depois ser convidado para entrar na casa de uma senhora pode soar estranho e fazer a gente pensar em coisas. Contamos um pouco dessa história e também sobre alguns momentos de estresse e delírios no nosso décimo dia no caminho até a cidade de Foncebadón.



Da Cruz de Ferro até Ponferrada - Na Montanha - Dia 11

E chegamos no ponto alto do caminho... literalmente. Em uma temperatura de -7ºC, nevando e acima de 1500 metros de altitude, encontramos a Cruz de Ferro, um dos locais mais emocionantes em toda a Rota Francesa do Caminho de Santiago. Porém enquanto para cima todo santo ajuda, para baixo a coisa é mais complicada e, em meio há uma das paisagens mais incríveis do mundo, tivemos que enfrentar alguns desafios. Confira nosso encontro com a Cruz Ferro e nossa descida até a cidade de Ponferrada no trecho mais incrível do Caminho de Santiago. Assista:


A vaquinha em Villafranca del Bierzo :: Dia 12


O que te impede de crescer? Será que essa é a hora de você sair de sua zona de conforto? Será que o momento de conforto em que você está é aquele pelo qual sempre batalhou? Chegou a hora de ir além? Confira a analogia da Vaquinha e do Sucesso que discutimos em nosso trajeto da cidade de Ponferrada até a cidade de Villafranca Del Bierzo.


União e Milagre no Cebreiro :: Dia 13 

Depois de em 2015 termos sido socorridos na subida e na descida do Cebreiro, agora em 2018, era hora de encararmos novamente essa montanha que é considerada um dos pontos mais difíceis do caminho. Durante a caminhada, aproveitamos para falar de união e preconceitos sem perceber que precisamos aplicar na prática esse conceito para conseguirmos chegar até o final dessa etapa. Confira também a história do milagre na capela no alto do Cebreiro! Inscrevam-se e compartilhem nosso vídeo para nos ajudarem. Buen Camino à todos.


Fora do Caminho de Santiago no Bierzo



Rota do Vinho - Para quem pretende explorar a região de carro, saiba que poderá visitar uma das rotas do vinho mais importantes do caminho. Confiram o artigo A Insólita Região Del Bierzo que conta um pouco do cenário cultural e regional do local e como ele se destaca dos demais da Espanha. Para quem não quiser se arriscar de Carro, é possível fazer o trajeto com empresas turísticas.

El Vale Del Silencio - Uma mistura de natureza e aldeias construídas em pedra e ardósia - Link com mais informações.


Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Total de visualizações

Ofertas

Vendas de Consoles no Mundo

Marcadores

13 reasons why 3% 99 vidas a torre negra action figures activision adventure Time Agatha Christie america's Got Talent animações Animais Fantasticos anos 80 apple artes artes marciais artigo assassins creed astronomia atari avatar bastidores batman bebe e jogo bebidas bethesda beyond good and evil bgs black Mirror Blade runner bleach blizzard board games borderlands brazil games bruxas bungie call of duty caminho De Santiago De Compostela cannes capcom Cara Gente Branca carl sagan castlevania causas sociais cavaleiros do zodiaco Caverna do Dragao chaves ciencia cinema civilization contra copa do mundo cosplay counter strike Criticas críticas-Filmes curiosidades dança Dark Darksiders DC deadpool death note defensores destiny DesventurasEntreACruzEAConcha detona Ralph dicas disney doctor who documentario donkey kong Doug Douglas Adams dragon ball e3 ea sports egito entre A Cruz E A Concha entre cuba e mexico entrevista Episodios esportes esports estilo; comidas faceDance far cry fatal fury feminismo ficção cientifica fifa filmes de terror final fantasy final fight fortinite fox FreeGames frozen funko futebol galeria galerias de fotos game of thrones gameplay games brasileiros games-retro Gaming gatos globo god of war guardioes da galaxia guia harry Potter hbo hello kitty Hercule Poirot Historia Historias-Nerds horizon zero dawn house of cards india indie games infamous infográficos injustice Institucional internet invocacao do mal It james bond Jaspion jouney jurassic park justiceiro k-pop kill bill king of fighters kingdom hearts kojima konami la casa de las flores la casa de papel lanterna verde last of us lego lgbt liga da justiça livros lucky luke mad max makingOff manga mario marketing marvel Marvel Versus Capcom mega drive megaman merlí metal gear Michael Jackson microsoft missao impossivel mitologia grega mobile games monty python mortal kombat museus musica Na Estrada namco naruto neon genesis evangelion netflix news ni no kuni nights nintendo no mans sky oito mulheres e um segredo one piece onze homens e um segredo oscar overwatch pacman papo play PCGames peanuts pixar planeta dos macacos plants versus zombies play playmobil playstation pokemon pokémon pokmon politica e sociedade portas dos fundos power rangers princesas quadrinhos Quem somos quentin Tarantino realidade virtual reality show Red Dead Redemption 2 religiao resident evil Rick & Morty rock rockstar RPG sailor moon San Diego Comic-Con sao paulo saude Sci Fi Sega senhor dos aneis sense8 seriados shazam shows silent hill silvio santos simpsons slender man Smash Bros snk snoopy sonic sony Space Opera speedrun spider man square star trek star wars steam stephen king Stranger Things street fighter streets of rage super sentai superman tales from borderlands tbt teatro tecnologia TecToy tekken telefonia televisao telltale The Big Bang Theory the last of us the walking dead The witcher this is america Tintim Tomb Raider TOP5 trailer transformers trophy X-ray turma da monica tv ubisoft uncharted videogames live videos vingadores warcraft World War Z xbox xmen you tube yu yu hakusho Zelda zumbis

Blog Archive