segunda-feira, 16 de julho de 2018

Copa do Mundo :: Por que a Copa de 2018 foi a melhor Copa dos últimos tempos?

Imigração, Nazismo, Liderança, Feminismo, causas LGBTQ+ e Racismo foram temas que culminaram na vitória da França.



No último domingo (15), as câmeras estavam voltadas para Moscou, em uma partida de futebol histórica onde de um lado tínhamos a França, uma seleção composta por filhos de imigrantes africanos (1), e do outro lado tínhamos a Croácia, pela primeira vez na Copa, marcada por polêmicas nazistas (2) mas com uma história igualmente complexa - somente em 1991 se separou da Iugoslávia após uma série de conflitos entre croatas e sérvios (3).

Dizer que o time da Croácia "é nazista" é simplificar em muito a mistura ideológica que o século XX causou na cabeça dos Croatas e que ainda se sustentam como uma nação sólida com uma pátina demarcada por duas guerras mundiais, guerras civis, guerra fria e a eterna luta do comunismo e capitalismo que derramou sangue croata e sérvio na região dos Balcãs. Não é de se estranhar que as mais infindáveis ideologias vão nascer de um país que precisa se auto-afirmar como nação: não tem 30 anos de existência democrática. 

Também dizer que o time da França é um time miscigenado novo é desconsiderar a seleção de 1998 onde já carregava o fardo da opinião da extrema direita francesa. Em 1996, Jean-Marie Le Pen, pai da candidata derrotada, Marine Le Pen revelou na época: “Os Les Bleus não cantam o hino nacional ou parecem não saber a letra. Acho artificial recrutar jogadores estrangeiros e chamar de ‘seleção francesa''”. (4) (5). Vale lembrar que Zinédine Yazid Zidane é argelino e símbolo do futebol francês.

Líderes molhados... menos Putin - Há uma importância nesse embate de seleções que culminou na segunda vitória da França. Além do bom futebol - que culminou na vitória da França - o jogo foi marcado por invasões em campo e por uma entrega de medalhas extremamente simbólica.

Notem que durante todo tempo, sob forte chuva, enquanto o presidente da Rússia, Vladimir Putin entregava seus cumprimentos e medalhas aos jogadores sob um guarda-chuva, Emmanuel Macron (presidente da França) e Kolinda Grabar-Kitarović (presidente da Croácia) se molhavam (de chuva e de emoção) para agradecer cada um dos jogadores por aquele momento histórico. Ambos demonstraram um senso de empatia (talvez motivado por razões políticas) em se igualarem à jogadores e técnicos com um só.

Kolinda no lado direito agradece ao treinador Zlatko Dalić pelo bom jogo, enquanto Macron vibra sob forte chuva. Putin decide seguir o protocolo antiquado e se protege da chuva. Não há espaço para emoção.

É de se perguntar se Donald Trump, Michel Temer ou mesmo Angela Merkel teriam a mesma atitude. Obviamente que tanto Macron quanto Kolinda são novos (estão nos seus 40 e poucos anos), o que não se compara aos senhores acima citados, mas há de se pensar se o mundo não está realmente se renovando - de alguma forma, mesmo que devagar. Putin foi muito criticado diante da sua postura, afinal de contas: dane-se o protocolo. (6) 

Obviamente que estamos diante de dois exemplos neoliberais e centro-direitistas mas que de alguma forma trouxeram um suspiro ao mundo diverso em que vivemos. "Ainda é possível sonhar".


Diversidade e Feminismo em pauta ... mas ainda só de fachada - É de se levar em consideração como o feminismo foi bem colocado durante a copa. Mesmo com algumas pequenas pitadas (talvez necessárias) de exagero, em outros momentos tivemos uma forte busca por questionar o papel da mulher na sociedade. 

Desde os casos de abuso que foram expostos e denunciados (como o caso do b**eta rosa), os "pais de família" envolvidos exemplificaram que são eles os que mais cometem casos de assédio sexual (verbal ou físico) à honra da mulher. 

Em meio a tudo isso, a invasão do grupo musical e feminista Pussy Riot no segundo tempo na final do campeonato tinha um caráter mais local, denunciando prisões e até as atitudes do governo Putin frente às mulheres e a comunidade LGBTQ+ no país. Porém esse ato nos faz pensar que a luta das mulheres e constante e ainda muito simples.

Assédio e Racismo ainda não foram julgados - Em paralelo à tudo isso, tivemos o caso do You Tuber Cocielo que diante de um comentário racista com relação à Mbappé (da vitoriosa França - não podia ser de outro time, pasme!), perdeu patrocínios, se afastou da rede, mas até a data de hoje, não responde à nenhum processo de racismo que (pasme de novo) é crime no Brasil.  (7). Mesmo que os anunciantes tenham soltado suas "notas oficiais", parece que os casos como esses são esquecidos pela grande rede Globo. Mesmo com uma reportagem ou nota falando de algum caso, a rede Plim Plim parece ter ignorado o fato de que o problema ainda não acabou.

A cereja do bolo da amnésia foi quando a rede se despediu de suas transmissões com um "Até daqui QUATRO anos". Mesmo na boca da assumida Fernanda Gentil, é estranho. 

Será que todos se esqueceram completamente que daqui UM ANO teremos a Copa do Mundo Feminina de Futebol na França. Campeonato que conta com jogadoras de ponta e com grandes chances de vitória para o Brasil. 

Infelizmente sem os mesmos patrocínios, sem a mesma atenção, sem a dispensa do patrão nos dias de jogos do Brasil, dificilmente a Globo teria tal interesse... ou seja, machista. Mas em defesa de Fernanda e de alguns bons profissionais do canal, este é um fato que não se limita ao grupo Globo ou ao Brasil, mas que está presente em todos os países.

Por fim, vale lembrar que todos os casos de assédio e racismo, contam com a presença de homens brancos, pais da boa e velha família tradicional brasileira de classe média alta e onde, muitos deles, ocupam cargos de influência no mercado e no governo. São homens como Putin, que possuem um guarda-chuva para se protegerem durante a cerimônia "de coroação" de seus jogadores. 

Oportuno mesmo é a Copa Feminina de 2019 ser na França...

Fontes



***

Conheça os nossos canais
Entre a Cruz, a Concha e a Espada é a segunda temporada de uma produção independente que acompanha dois peregrinos na rota francesa do Caminho de Santiago. Iniciada na cidade de Burgos até Santiago de Compostela, Fernando Jácomo e Leandro Cotrim têm a missão de cumprir tarefas de reflexão diariamente e percorrer uma distância que os testará psicologicamente, espiritualmente e fisicamente. Publicado semanalmente (todo domingo) durante o ano de 2018 no Canal Perdi Meus Óculos: Na Estrada. Confira alguns vídeos:

Cruzando Histórias até Triacastela
E chegou a hora de descemos o Cebreiro no Caminho de Santiago. Seguindo com o mesmo grupo, fizemos uma descida marcada por uma densa neblina e uma temperatura bem baixa. Confira no vídeo de hoje.



União e Milagre no Cebreiro
Depois de em 2015 termos sido socorridos na subida e na descida do Cebreiro, agora em 2018, era hora de encararmos novamente essa montanha que é considerada um dos pontos mais difíceis do caminho. Durante a caminhada, aproveitamos para falar de união e preconceitos sem perceber que precisamos aplicar na prática esse conceito para conseguirmos chegar até o final dessa etapa. Confira também a história do milagre na capela no alto do Cebreiro! Inscrevam-se e compartilhem nosso vídeo para nos ajudarem. Buen Camino à todos.





A Vaquinha de Villafranca del Bierzo
O que te impede de crescer? Será que essa é a hora de você sair de sua zona de conforto? Será que o momento de conforto em que você está é aquele pelo qual sempre batalhou? Chegou a hora de ir além? Confira a analogia da Vaquinha e do Sucesso que discutimos em nosso trajeto da cidade de Ponferrada até a cidade de Villafranca Del Bierzo.



Papo Play é uma proposta onde falamos sem papas na língua sobre Cultura Pop. O objetivo é mais do que entreter, mas mostrar formas onde a galera pode se divertir com os temas. Desde eventos até jogatinas online, bebemos, discutimos e falamos sobre diversos produtos da cultura Pop, confira nossos últimos vídeos e se inscreva.

Comemos todos os Sanduíches dos Campeões
Enquanto a Copa chega ao seu derradeiro final, nós aproveitamos para experimentar todos os sanduíches dos campeões do McDonald's... Porém nem tudo são flores: com o objetivo de provar os sanduíches e eleger o melhor (e o pior), acabamos encontrando alguns problemas no caminho. Confira no vídeo. O McDonald's NÃO patrocinou a gente. Por isso, quando for para falar mal, a gente vai falar mesmo :)



Avalanche de Jogos Indie
Presente no Brasil desde 2012, o BIG Festival (Brazil's Independent Games Festival) é considerado hoje um dos mais importantes festival de jogos independentes da América Latina. Por esse motivo, decidimos ir até lá para testar todos os jogos e fazer uma análise geral do evento.



Cinco Dicas saudáveis para os treinadores de Pokémon Go
E chegou o dia em que precisamos correr atrás do tão aguardado Squirtle Shiny e de Óculos em Pokémon GO. Nesse Community Day não podíamos ficar de fora. Aproveitando o sol e o dia propício para caçada, aproveitamos para dar 5 dicas de saúde importantes para o treinador quando for caçar.. além de caçar alguns Shiny! Confira e se cuide!

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Total de visualizações

Ofertas

Vendas de Consoles no Mundo

Marcadores

13 reasons why 3% 99 vidas a torre negra action figures activision adventure Time Agatha Christie america's Got Talent animações Animais Fantasticos anos 80 apple artes artes marciais artigo assassins creed astronomia atari avatar bastidores batman bebe e jogo bebidas bethesda beyond good and evil bgs black Mirror Blade runner blizzard board games brazil games bruxas bungie call of duty caminho De Santiago De Compostela cannes capcom Cara Gente Branca carl sagan causas sociais cavaleiros do zodiaco Caverna do Dragao chaves ciencia cinema civilization contra copa do mundo cosplay counter strike Criticas críticas-Filmes curiosidades dança Dark Darksiders DC deadpool death note defensores destiny DesventurasEntreACruzEAConcha detona Ralph dicas disney doctor who documentario donkey kong Doug Douglas Adams dragon ball e3 ea sports entre A Cruz E A Concha entre cuba e mexico entrevista Episodios esportes esports estilo; comidas faceDance far cry fatal fury feminismo ficção cientifica fifa filmes de terror final fantasy final fight fortinite fox FreeGames frozen funko galeria galerias de fotos game of thrones gameplay games brasileiros games-retro Gaming gatos globo god of war guardioes da galaxia guia harry Potter hbo hello kitty Hercule Poirot Historias-Nerds horizon zero dawn house of cards india indie games infamous infográficos injustice Institucional internet invocacao do mal It james bond Jaspion jouney jurassic park justiceiro k-pop kill bill king of fighters kingdom hearts kojima konami la casa de papel lanterna verde last of us lego liga da justiça livros lucky luke mad max makingOff manga mario marketing marvel Marvel Versus Capcom mega drive merlí metal gear Michael Jackson microsoft missao impossivel mitologia grega monty python mortal kombat museus musica Na Estrada namco naruto neon genesis evangelion netflix news ni no kuni nights nintendo no mans sky oito mulheres e um segredo one piece onze homens e um segredo oscar overwatch pacman papo play PCGames peanuts pixar planeta dos macacos plants versus zombies playmobil playstation pokemon pokémon pokmon politica e sociedade portas dos fundos power rangers princesas quadrinhos Quem somos quentin Tarantino realidade virtual reality show Red Dead Redemption 2 religiao resident evil Rick & Morty rock rockstar RPG sailor moon San Diego Comic-Con saude Sci Fi Sega sense8 seriados shazam shows silent hill silvio santos simpsons slender man Smash Bros snk snoopy sonic sony Space Opera speedrun spider man square star trek star wars steam stephen king Stranger Things street fighter streets of rage super sentai superman tales from borderlands tbt teatro tecnologia TecToy tekken telefonia televisao telltale The Big Bang Theory the last of us The witcher this is america Tintim Tomb Raider TOP5 trailer transformers trophy X-ray turma da monica tv ubisoft uncharted videogames live videos vingadores warcraft World War Z xbox xmen you tube yu yu hakusho Zelda zumbis

Blog Archive